terça-feira, 1 de dezembro de 2009

David Buckingham / Fernando Almeida

  • Acredito assim como David Buckingham que utilizar ferramentas tecnológicas possa possibilitar aprendizagens. O papel do educador é propor atividades que vão além do quadro, buscando ferramentas que hoje fazem parte do dia-a-dia do educando, como a TV e o computador.
  • Na Educação Matemática, o trabalho do professor torna-se a partir daí mais interessante e enriquecedor. O uso de tecnologias pode mudar a percepção do aluno e fazer com que ele se sinta atraído pelas atividades, pois sabemos que a Matemática é considerada uma matéria difícil.
  • Podemos citar as diferentes tecnologias usadas na escola, como o computador, a calculadora, a TV, o retroprojetor e etc. O mundo está em constante movimento, por isso é importante a escola acompanhar as mudanças tecnológicas que o indivíduo vivencia para ir além dos conhecimentos já adquiridos por ele.
  • David e Fernando defende o uso de tecnologias na educação. E, seguindo a perspectiva de melhorar o ensino, concordo com a visão deles, uma vez que a tecnologia hoje é mais barata e acessível.
  • David investiga as possibilidades de ensinar as crianças sobre os meios de comunicação. Defende a necessidade de as crianças terem um espaço na escola para elaborar as experiências que vivem diante a TV. O professor passa a incorporar mais produção nas escola de Educação para as mídias.
  • Fernando enfatiza o uso de tecnologias ligadas à internet, TV a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Segundo ele, a tecnologia da informação permite coisas inovadoras. O governo Federal criou grandes eventos, como o ProInfo, um programa nacional que começou a distribuir centros tecnológicos de formação de educadores. Além disso, o governo também está patrocinando outro projeto: Um Computador por Aluno.

Fontes: http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/sitio/destaques/destaque.php?sq_conteudo=52

http://www.aurora.ufsc.br/artigos/entrevista_Buckingham.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário